-
Arquitetos: François Verhoeven Architect
-
Fotografias:François Verhoeven
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa K340 está localizada em Vroondaal, uma bela área natural e recreativa adjacente às dunas e às praias próximas de Haia. Vroondaal possui várias "atmosferas residenciais". A K340 está situada na atmosfera residencial chamada "De Hoogte", onde casas modernas são permitidas em um cenário de colinas artificialmente construídas. O projeto desta casa está alinhado a esse conceito, apresentando um layout em vários níveis que acompanha as curvas da colina. Isso cria uma interação dinâmica entre o projeto paisagístico e a arquitetura. A entrada está localizada mais abaixo, perto da rua, enquanto a sala de estar está posicionada mais acima na colina.
O projeto arquitetônico é caracterizado por uma composição de elementos de madeira e um revestimento de cal texturizado. Esses materiais naturais, em sua forma mais bruta, contrastam com as divisões estéticas das fachadas e com as esbeltas molduras das janelas de alumínio. O revestimento de madeira se estende na frente das janelas ao longo da fachada frontal, resultando em uma forma robusta. À noite, cria-se uma imagem quase mítica, pois a luz brilha através das lacunas entre o revestimento. A grande porta pivotante, que se mistura à fachada quando fechada, proporciona uma sensação de estrutura e privacidade à área de entrada. A partir de uma escada centralmente localizada e de um espaço externo associado, é possível ter vistas de todos os cômodos nos diferentes andares.
A casa K340 é meticulosamente detalhada, com transições perfeitas entre os espaços internos e externos e com as molduras das janelas ocultas atrás do revestimento e do reboco. Dentro das paredes rebocadas, as janelas são recuadas, permitindo que o contorno da forma principal se estenda desde a borda do telhado até o nível do solo. As janelas do chão ao teto, sem travessas e soleiras, são incorporadas ao interior, integradas perfeitamente às paredes. Os pés-direitos no térreo têm até 3,3 metros de altura, enquanto os do andar superior têm 2,8. Os painéis solares no telhado não são visíveis devido a um acabamento elevado na borda.
A K340 consome quase nenhuma energia devido ao uso de vidros triplos, uma bomba de calor geotérmica, ventilação equilibrada controlada por CO2 e avanços que fornecem sombra no verão e permitem a entrada de luz solar durante o inverno. A garagem, integrada ao desenho arquitetônico, apresenta um telhado verde. Este telhado, assim como o jardim circundante, foi projetado pela Biotooptuinen. O jardim natural orgânico com um lago aprimora a estética geral e complementa o design moderno da casa.